Tufas Napoleon

In The Beginning
I Was
Dear You
Of Schoolyards and a Girl
Happiness
Sweet Cate
Dazed
Clara
The Mute Speaks
Cross The Country
A New End

Ano : 2010
Produzido por Arthur Joly

Conheci o Pedro Vainer no elevador. Ele foi meu vizinho por dois anos, até eu mudar.
Eu ouvia que alguém no prédio tocava guitarra, violão, o dia inteiro nos finais de semana. Eram músicas boas, algumas eu reconhecia, outras não. Stones, Bob Dylan, Beatles algumas vezes.
Um dia encontrei um cara com um case de guitarra e perguntei se era ele o músico do prédio. Ele se desculpou, como se eu estivesse achando ruim o seu ruído.
Achei legal ter um vizinho assim. Disse a ele que ele não se preocupasse, pois eu era produtor musical.
Deixei um dia alguns Cds da Reco-Head na portaria para ele, e uma semana depois recebi o Cdr com as músicas do Tufas Napoleon.
Achei muito, muito bom. Tudo bem cru, mal gravado, mal executado, mas com uma alma rara, um tesouro mesmo.
Durante três longos anos produzi o disco com o Pedro, Gers e o Mário. Três caras muito mais novos que eu e com referências de mundo muito além de suas idades.
Finalmente o disco ficou pronto, uma novela, cheia de capítulos de vida, tanto pra mim como para os outros três, imagino.
Na minha opinião, o Pedro é um cara de talento único, uma voz rara e musicalidade genética. Tenho certeza que se tivesse nascido nos EUA no lugar certo e na década de 70, hoje seria um ícone da música que ele faz.
Não costumo escrever sobre os discos que produzo, mas este tem um significado especial.
Espero que gostem.

Arthur Joly

Neste vídeo, Pedro Vainer gravando um violão para a trilha sonora do curta metragem Amadores, da Tuca Paoli.

Nesta foto, os três Tufas.
Além deles, Pedro, Gers e Mers, o Hugo Hori gravou saxofones e a Lu Carvalho do Siete Armas gravou diversos backing vocals. A música A New End é de Vainer/Mugan e o saxofonista Mumu Ferraz também fez parte dos arranjos de I was.